Medicina Chinesa Medicina Chinesa Medicina Chinesa
 
Bonsai Medicina Chinesa Bonsai Medicina Chinesa Bonsai Medicina Chinesa
Bonsai Medicina Chinesa Bonsai Medicina Chinesa Bonsai Medicina Chinesa
 

Tai Chi Chuan

Taoista Chang San-FengO Tai Chi Chuan faz parte da cultura e dos costumes chineses, e tal como outras práticas, teve o seu desenvolvimento ao longo da história chinesa. A teoria mais conhecida sobre a origem do Tai Chi Chuan é que em 1200 d.C. o monge Taoista Chang San-Feng, fundou um templo na montanha Wudang, para a prática do Taoismo, visando o supremo desenvolvimento da vida humana. O mestre Chang ensinava a harmonia do Yin / Yang como um meio de melhorar o desenvolvimento da mente e das habilidades físicas, a meditação, assim como, movimentos naturais do corpo estimulados por uma energia interna, que deveria ser desenvolvida a determinado nível. Este complexo sistema de práticas recebeu o nome de Tai Chi Chuan.

Na época o Tai Chi Chuan também foi criado com propósitos de combate, como arte marcial para o desenvolvimento externo e interno. Mas com o passar dos séculos esta função foi sendo relegada em favor dos propósitos relativos ao desenvolvimento da saúde.

Durante séculos os verdadeiros e dedicados mestres permaneceram nas montanhas juntamente com os seus alunos, levavam uma vida monástica com o objectivo de manter a arte pura, meditavam e praticavam diariamente para elevar o espírito, a condição da mente, disciplinar o corpo. E desta forma, o sistema original foi preservado mais ou menos intacto.

Esta tradição teve um importante papel na passagem do conhecimento e da sabedoria do Tai Chi Chuan para a sociedade e o poder da sua influência foi capaz de fluir profundamente em todas as classes sociais chinesas. Os mestres do Tai Chi Chuan eram considerados como símbolos de sabedoria, eram respeitados por praticarem a justiça, a caridade, educação e as artes de medicina. Estes mestres da antiguidade incentivavam o povo a ser mais disciplinado, saudável, bondoso e inteligente, e foi com esses objectivos que o aspecto da arte marcial do Tai Chi Chuan se desenvolveu.

Prática de tai chi chuan ao ar livreActualmente na China esta arte está em toda a parte; nos parques, nos hospitais e clínicas, nos templos, empresas e fábricas. Pela manhã os parques das cidades na China, enchem-se de pessoas a praticar Tai Chi Chuan e Chi Kung. As estimativas oficiais indicam, que o número de cidadãos chineses que praticam nos parques varia de 80 a 200 milhões, e isto ocorre devido aos programas do ministério da saúde publica da China.

O Tai Chi Chuan é composto de movimentos relaxantes, desenvolvidos para estabilizar o equilíbrio das forças vitais do organismo (a união da energia Yin e Yang), isto ajuda todo o corpo a executar as suas funções de maneira mais eficiente. A prática destes movimentos suaves, ocasiona um impacto no Prática de tai chi chuan com lequesistema nervoso central e constrói uma base para melhorar os outros sistemas orgânicos do corpo: esqueleto, músculos, aparelho circulatório, sistemas linfático, aparelho excretor, glândulas endócrinas, sistema nervoso, aparelho digestivo e órgãos sensoriais.

Existem muitos estilos de Tai Chi Chuan assim como de Chi Kung, alguns desses estilos incluem formas com espadas, leques, bastões, onde as pessoas procuram expressar a beleza dos movimentos.

Alguns dos benefícios do Tai Chi Chuan:

- Aumento da vitalidade, aumentando a energia e a disposição;

- Fortalecimento do sistema nervoso;

- Aumento da atenção e concentração mental;

- Desenvolvimento pleno do potencial mental e espiritual;

- Equilíbrio de todos os sistemas orgânicos do corpo;

- Melhora a serenidade e o equilíbrio das emoções;

- Diminui o stress e a sobrecarga mental;

- Aumento da flexibilidade, proporcionando um relaxamento muscular para todo corpo;

- Fortalecimento do sistema imunológico na prevenção de doenças;

- Superação dos medos e limites.

Pesquisas demonstram que o Tai Chi Chuan pode também curar ou melhorar significativamente doenças como: hipertensão arterial, asma, insónia, arteriosclerose e deformações ósseas, etc., e diminui a fase de recuperação de algumas doenças.

Para saber mais clique aqui...

Logotipo E.S.M.O.T